fbpx

Dica – Como Armazenar Alimentos na Geladeira?

Dicas para Tirar o Chulé
17/06/2020
Dica – Como usar amaciante de roupas?
29/06/2020

Como Armazenas Alimentos na Geladeira

Prateleiras superiores

Nas prateleiras superiores da geladeira, coloque os alimentos que necessitam de maior refrigeração, tais como leite e seus derivados.

Prateleiras inferiores

Nas prateleiras inferiores, os alimentos que necessitam de menos refrigeração. Legumes, verduras e frutas na caixa específica para eles da geladeira.

Porta da geladeira

Na porta podem ser guardadas latas de bebidas, temperos, geleias, conservas, sucos e água.

Freezer

No freezer, carnes e preparações certamente terão um tempo de conservação maior, chegando há meses. Lembre-se de congelar em quantidades menores, adequadas ao seu consumo, pois uma vez descongelado o alimento não deverá voltar a ser congelado novamente.

Alimentos perecíveis e não perecíveis

Os alimentos menos perecíveis, como as geleias e doces, devem ser conservados em geladeira, pois apresentam durabilidade maior.
Já os alimentos não perecíveis, tais como os grãos, cereais, leguminosas, açúcar, enlatados, devem ficar em locais frescos, ventilados, protegidos do calor e da umidade excessivo.

Outros cuidados no armazenamento de alimentos

Mantenha o freezer (ou o congelador) e a geladeira na temperatura adequada. A temperatura da geladeira deve ser inferior a 7ºC, e a do freezer não pode estar acima de 15ºC negativos.
Abra a geladeira só quando for necessário e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível, para evitar oscilações de temperatura.
Verifique sempre a data de validade dos produtos armazenados e mantenha a geladeira limpa.
A geladeira nunca deve ficar muito cheia de alimentos. Organize-a de forma que seja possível visualizar rapidamente tudo o que há disponível. Isso ajuda a ver o que está faltando e o que deve ser consumido rapidamente, atitudes essenciais para o consumo consciente.
As prateleiras não devem ser cobertas com panos ou toalhas, para não dificultar a circulação do ar frio.
Alimentos crus não devem ficar na mesma prateleira dos alimentos cozidos, pois os crus podem contaminar os cozidos.
Nunca descongele os alimentos à temperatura ambiente. Deixe o alimento sob refrigeração o tempo suficiente para que descongele.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *