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Dica – Você sabe o que são tubérculos?

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Você sabe o que são tubérculos?

São vegetais subterrâneos, ricos em fibras, minerais e vitaminas, indispensáveis para o nosso organismo.
Tenha uma alimentação mais saudável e diversificada.

Veja o que você pode fazer com vários tipos de tubérculos:

1. Batata

Se tem um alimento que (quase) todo mundo ama é a batata! Ela pode ser assada, cozida, frita, usada no preparo de purês, cozidos, ensopados e diversas receitas. Esse tubérculo, além de saboroso, é altamente nutritivo: fonte de fibras, potássio, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e C. Vale destacar que existem diferentes tipos de batata: inglesa, doce, baroa, yacon, asterix e por aí vai. Para variar no cardápio, a nossa dica é fazer receitas com as diferentes versões do alimento.

2. Cenoura

Fonte de vitamina A, fibras, cálcio, fósforo e diversos nutrientes importantes, a cenoura é um tipo de tubérculo que não pode ficar fora do seu cardápio. Ela é rica em betacaroteno (importante antioxidante) e, por isso, ajuda muito a manter a saúde da pele, dos cabelos e do sistema imunológico.
A melhor parte é que, além de nutritiva, a cenoura também rende receitas deliciosas – pode ser usada no preparo de saladas, sopas, suflês, sucos, risotos, massas e até mesmo bolos e biscoitos. No café da manhã, você pode usar o alimento para preparar vitaminas e sucos bem nutritivos. Fica a dica!

3. Beterraba

Que tal preparar receitas diferentes usando beterraba? Esse tubérculo tem alto teor de ferro, vitaminas do complexo B, C e, por isso, é ótimo para fortalecer a imunidade. Geralmente a beterraba é usada no preparo de saladas e sopas, mas, o que muita gente não sabe, é que ela é bem eclética e pode ser usada em diferentes pratos.
A crepioca de beterraba (feita com ovos, goma de tapioca e beterraba), por exemplo, é uma opção saudável e nutritiva para o café da manhã. Outra dica interessante é preparar sucos, bolos, geleias e molhos para variar no cardápio.

4. Mandioca

Também conhecida como aipim, macaxeira, maniva (dentre outras palavras regionais), a mandioca é um alimento básico da culinária brasileira. Fonte de fibras, cálcio, potássio, carboidratos, vitamina C e outros nutrientes, ela ajuda no funcionamento do sistema digestivo e funciona como ótimo acompanhamento. Você pode usar o aipim no preparo de cremes, purês, sopas, saladas, bolinhos, escondidinhos, massas (como nhoque) e até biscoitos.

5. Inhame

Você tem o hábito de comer pratos com inhame? Esse tubérculo, além de nutritivo, rende ótimas receitas e é bem fácil de incluir na dieta. Você pode preparar ensopados, saladas, maioneses, molhos e até refogados junto com outros tubérculos e legumes. Vale destacar que o inhame é fonte de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, C, potássio, magnésio e fósforo – ou seja, fornece macro e micronutrientes que são indispensáveis para o organismo.

6. Cará

Engana-se quem pensa que cará e inhame são a mesma coisa. Apesar de semelhantes (tanto em termos nutricionais quanto em aparência), os dois tubérculos são diferentes e devem fazer parte da dieta. O cará, em especial, tem um teor maior de fibras e é fonte de diversos minerais e vitaminas. Ele pode ser usado no preparo de cremes, sopas, saladas, bolinhos e até massas. Vale a pena experimentar.

7. Rabanete

Muito usado na culinária asiática, o rabanete é ótimo para o preparo de saladas, sopas, risotos, massas e até mesmo aperitivos (como canapés). Esse tubérculo, além de versátil, também traz vários benefícios à saúde, pois atua como diurético natural, ajuda a hidratar o organismo e, além disso, tem alto teor de fibras e minerais.

 

 

 

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