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Os Benefícios da Rúcula

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Com um sabor bem peculiar – forte, picante e amargo –, a rúcula agrada ao paladar de muitos ao mesmo tempo em que outros torcem o nariz só de ouvir falar. Mas a verdura, que faz parte da mesma família do brócolis, da mostarda e do agrião, é na realidade extremamente saudável e pode ser incluída no prato mesmo se você não for muito fã.
E quando falamos em todos os benefícios da rúcula, fica fácil entender porque é tão bom colocá-la na dieta.
Além de ser muito fácil de ser cultivada e combinada com outros alimentos, ela ajuda quem quer perder peso e evitar diversos problemas de saúde só por meio da boa alimentação.

Benefícios da rúcula

1. Diminui risco de câncer

Um dos principais benefícios da rúcula é a diminuição do risco de câncer. Vegetais crucíferos, como é o caso da rúcula, brócolis e couve, podem diminuir o risco de contrair principalmente câncer de pulmão e câncer de colo do útero.
Segundo estudos recentes, isso acontece por causa dos compostos que contém enxofre – ou sulforafano, que dão o sabor amargo aos vegetais crucíferos.
O sulforafano pode inibir uma enzima envolvida na multiplicação de células cancerígenas e estaria associado à prevenção do câncer de próstata, câncer de pele, de esôfago e pâncreas.

2. Melhora a visão e saúde da pele

Como a rúcula é rica em vitamina A, C e K, ela ajuda a melhorar a saúde dos olhos e até na reprodução celular. Além disso, ainda é ótima fonte de carotenoides, uma substância muito presente na natureza, que dá a coloração para os alimentos que comemos no nosso dia a dia e que ajuda na prevenção da degeneração macular, uma doença ocular que provoca perda da visão.
A vitamina C pode ajudar, inclusive, na prevenção da catarata.
Os carotenoides também atuam na renovação das nossas células e desaceleram o processo degenerativo das células da pele, retardando o envelhecimento. Além disso, estimulam a liberação de melanina e protegem contra os raios UV.

3. Fortalece o sistema imunológico

Comer rúcula também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Isso graças aos níveis de vitamina C que estão presentes no vegetal. A imunidade alta ajuda a aumentar nossas defesas do organismo, protegendo-o de uma série de infecções e doenças.

4. Auxilia nas funções cerebrais

A melhora das funções cerebrais ocorre porque a vitamina K, também presente na rúcula, é conhecida por ajudar no fortalecimento das nossas atividades cognitivas.
Com isso, é possível evitar doenças degenerativas do cérebro, como é o caso do Alzheimer e de outras demências, melhorar o foco e manter a mente sempre ativa.

5. Previne a osteoporose

A vitamina K também auxilia na qualidade da saúde óssea, evitando desgastes e fraturas por meio da absorção maior de cálcio — que costuma ser eliminado pela urina quando o organismo não tem níveis consideráveis desta vitamina.
Assim, uma série de doenças do osso pode ser evitada, principalmente a osteoporose.
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